Serviço Geológico comenta tremores sentidos por brasileiros após terremoto no Chile
Abalo sísmico, de magnitude 7.4, ocorreu na noite de quinta-feira (18) e atingiu região próxima à fronteira do Chile e da Bolívia
Publicada em 19/07/24 às 21:54h - 10 visualizações
Agência Gov | Via SGB
Compartilhe
Link da Notícia:
Apesar do tremor sentido pelas pessoas , as chances de danos estruturais são bem pequenas, afirma SGB (Foto: SGB)
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina, na quinta-feira (18/7).
No mesmo horário, moradores de São Paulo relataram que sentiram o tremor. Outras cidades do estado e de Minas Gerais também sentiram o impacto.
O sismo ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília), a 116 km de profundidade, a distância do epicentro para a capital Santiago é de aproximadamente 1.200 km.
"As propagações de onda oriundas dos terremotos se espalham em todas as direções e os sismos com magnitudes elevadas, como este de 7.4, liberam uma grande quantidade de energia.
Neste evento, a propagação da onda foi sentida em diversas cidades brasileiras. Apesar do tremor sentido pelas pessoas, as chances de danos estruturais são bem pequenas", comentou o geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Marcos Ferreira
No Chile, até o momento, não há relatos de vítimas ou de destruição.
Prevenções
Durante esses terremotos é importante que a população tenha atenção e sempre pratique as ações de proteção necessárias como: afastar-se de janelas ou locais de onde possam cair objetos; sair das residências de forma tranquila e procurar locais seguros; e caso não consigam sair de casa, procurar locais dentro da própria residência, que possam oferecer algum tipo de segurança, como sob batentes de portas ou sob mesas, ou ainda algum outro tipo de móvel que ofereça proteção, no caso da queda de objetos.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.