Inscrições para o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia estão abertas até dia 9 de agosto
Publicada em 24/07/24 às 17:46h - 13 visualizações
Governo do Estado de Rondônia
Compartilhe
Link da Notícia:
A qualificação do café rondoniense está abrindo novos mercados, inclusive em países da Europa, como a Inglaterra (Foto: Governo do Estado de Rondônia)
As inscrições para o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) seguem até o dia 9 de agosto e a inscrição pode ser feita nos escritórios locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), sem ônus para os agricultores.
Os interessados precisam apresentar cópia do RG, CPF, documentos que comprovem a posse da propriedade e a ficha de inscrição integralmente preenchida.
O regulamento completo pode ser acessado no site da Secretaria de Estado da Agricultura Seagri, através do link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscreva-se-no-9-concurso-de-qualidade-e-sustentabilidade-do-cafe-de-rondonia-concafe-2024-2/.
O Concafé é promovido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron/RO).
Além dos documentos, o participante deve entregar uma amostra representativa do lote, com volume de 3 quilos do café pilado, embalado em saco plástico transparente, identificada com o nome completo do produtor, CPF, telefone de contato e município.
O produtor também precisa manter no mínimo 3 sacas de 60 quilos de café pilado, homogêneo e equivalente à amostra inscrita no concurso.
A Seagri comunica que a comissão organizadora poderá realizar visitas para conferência dos lotes de café, a qualquer momento durante a vigência do concurso, podendo ser auditadas caso seja necessário.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a qualificação do café rondoniense, está abrindo novos mercados inclusive em países da Europa, como a Inglaterra.
“Rondônia ganha, pois agrega valor à produção; o pequeno produtor melhora sua renda e qualidade de vida, além de garantir a sustentabilidade na propriedade rural,” pontuou.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, detalhou acerca do processo do concurso do café.
“As amostras serão encaminhadas à equipe que realizará a classificação física e sensorial por profissionais experientes.
“Nós elogiamos o trabalho técnico da comissão organizadora, esse trabalho tem colocado Rondônia no topo da classificação de café no Brasil”, salientou.
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação ocorre no dia 26 de outubro, em local que será divulgado posteriormente pela comissão organizadora.
As premiações contemplarão as categorias geral, regional e sustentabilidade.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.