Municípios de Rondônia se destacam como grandes produtores de café
Publicada em 28/01/25 às 22:30h - 9 visualizações
Governo do Estado de Rondônia
Compartilhe
Link da Notícia:
São Miguel do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Ministro Andreazza e Cacoal são os principais responsáveis pela produção do grão (Foto: Fotos: Daiane Mendonça e Samyr Otto)
Rondônia se consolida como um dos maiores produtores de café do Brasil, com uma forte presença de pequenos e médios produtores em diversas regiões do estado.
Cidades como São Miguel do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Ministro Andreazza e Cacoal são os principais responsáveis pela produção do grão, que se tornou uma das principais fontes de renda e desenvolvimento local.
Os municípios têm mostrado grande potencial de crescimento, com melhorias nas práticas agrícolas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância da cafeicultura para a economia do estado.
“O café é uma das principais riquezas rondonienses.
O governo segue investindo e trabalhando para estimular os produtores, garantindo a melhoria da qualidade e incentivando o aumento da produção.
Com isso, fortalecemos a economia local e contribuímos para o desenvolvimento sustentável de Rondônia.”
REFERÊNCIA EM CAFÉ
Em Cacoal, município que é visto como referência de café no estado, a atividade cafeeira é uma tradição de longa data. A cidade se beneficia de uma combinação de clima favorável e solos propensos ao cultivo do grão, além de contar com uma infraestrutura que facilita a comercialização e exportação do produto.
MAIOR PRODUTOR
Outro município que merece destaque é São Miguel do Guaporé, que, além de ser um dos maiores produtores de café do estado, se destaca pela qualidade do seu grão, e iniciativas que buscam melhorar a sustentabilidade da produção e aumentar a competitividade dos produtores locais, sendo alvo de concursos, como o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé).
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, ressaltou a importância do desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia. “Temos realizado diversos programas de apoio aos produtores, oferecendo capacitação técnica, apoio na implementação de novas tecnologias e até mesmo a distribuição de mudas de café de alta qualidade. Essa parceria entre o governo e os produtores tem sido essencial para o aumento da produção e para consolidação de Rondônia no mercado nacional e internacional.”
CRESCIMENTO DA CAFEICULTURA
Com esses avanços, Rondônia fortalece sua posição como um dos maiores polos produtores de café do Brasil. O investimento contínuo em tecnologia, infraestrutura e suporte aos produtores locais garante o crescimento da cafeicultura no estado, promovendo políticas públicas que incentivem o crescimento da produção de café e a sua inserção em mercados cada vez mais exigentes.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.