Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica na criminalidade nos últimos 10 anos
Publicada em 31/01/25 às 20:49h - 5 visualizações
Governo do Estado de Rondônia
Compartilhe
Link da Notícia:
Investimentos em tecnologia e inteligência foram fundamentais para redução dos índices de criminalidade (Foto: Daiane Mendonça)
Nos últimos 10 anos, Rondônia tem apresentado uma expressiva redução nos índices de criminalidade, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Entre 2015 e o final de 2024, crimes como feminicídio, furto e roubo tiveram queda significativa, reflexo de investimentos do governo do estado na segurança pública e atuação eficiente das forças policiais.
Os números mostram que o feminicídio caiu 33,3% em Rondônia, enquanto na capital Porto Velho, a redução chegou a 200%.
Os furtos diminuíram 18% em todo o estado e 28% na Capital. Roubos tiveram queda de 36% em Rondônia e 38% em Porto Velho.
Roubos a estabelecimentos comerciais e residências seguiram a mesma tendência, registrando reduções de 47% e 20%, respectivamente, em todo o estado; 52% e 21% na Capital.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses são resultados de políticas públicas focadas na segurança e na valorização dos profissionais da área.
“Temos investido em tecnologia, capacitação e reforço do efetivo policial, e os índices mostram que estamos no caminho certo”, salientou.
PREVENÇÃO E COMBATE
O secretário de Segurança Pública, Felipe Bernardo Vital, destacou a atuação dos agentes de segurança e os investimentos em estrutura.
“O governo tem trabalhado para fortalecer as políticas de prevenção e combate ao crime.
A modernização dos equipamentos, o aumento do efetivo e a integração entre as polícias são fatores determinantes para alcançarmos esses índices positivos”, ressaltou.
Entre as principais ações adotadas estão o reforço no videomonitoramento, a ampliação da inteligência policial e a melhoria das condições de trabalho para os agentes.
Além disso, programas de prevenção ao crime e de apoio às vítimas também foram fundamentais para os avanços registrados.
A queda dos índices reforça a tendência de que os investimentos em segurança e a
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.