F1: Norris conquista pole em Monza com direito a 1-2 da McLaren; Verstappen é sétimo Em Monza, durante a sessão classificatória, ele teve apenas um bom momento, quando ficou na segunda colocação no Q2, atrás apenas de Hamilton.
No momento decisivo do quali, ele chegou a ficar em oitavo, melhorando apenas uma posição após sua última tentativa.
Após o treino, Helmut Marko, o polêmico consultor esportivo da Red Bull foi indagado sobre qual palavra dava a tônica do quali. “Incompreensão”, disse à Sky Alemanha.
“Acho que estávamos em segundo lugar contra Hamilton por alguns centésimos no Q2 e então, de repente, nada funcionou no Q3.
Em teoria, eles (McLaren) não poderiam ter inventado isso.
Então, estamos intrigados e o que inicialmente parecia ser o fim da superioridade da McLaren, eles mostraram no Q3 que são mestres.”
Mesmo sem compreender, Marko ainda acredita que Verstappen possa batalhar pela vitória. “Definitivamente. Temos que analisar, porque o desempenho no Q2 estava lá, foi bom. Graças a Deus, aqui é Monza, onde você pode ultrapassar. Acho que vai ser uma corrida muito, muito intensa e difícil.”
“Não acho que ninguém possa abrir vantagem, nem mesmo as duas McLarens, a menos que façam um ótimo jogo de vácuo e não lutem entre si.
Nem tudo está perdido ainda, mas se tivermos a mesma falta de desempenho na corrida, então parece ruim.”
Analisando de maneira mais abrangente o atual momento da Red Bull, Marko pontou quando as coisas começaram a dar errado na equipe.
“Temos que encontrar o ponto em que pegamos uma curva errada e você tem que olhar de Miami em diante, porque a partir daquele ponto, as corridas que Max venceu foram corridas que ele venceu por causa de sua qualidade.”
“Mas com a complexidade desses carros, será muito, muito difícil. Graças a Deus temos algum tempo antes de Baku, porque entre Zandvoort e agora era praticamente impossível fazer qualquer coisa.
Mas sim, a situação está ficando mais séria.”
Marko fez questão de não tirar a importância de Adrian Newey no time, admitindo que se o ‘mago’ estivesse integrado 100% na equipe, as coisas poderiam ser diferentes.
“Newey não está mais envolvido em toda a corrida, isso é um fator. E nós apenas temos que ver.
Mas temos uma base ampla. Mas talvez, em uma situação como essa, a rotina e o conhecimento incrível que ele acumulou ao longo de seus muitos anos na F1 ajudariam.”
“Temos mais dados, mas, para ser honesto, não sabemos onde erramos.”